Sexta-feira, 8 de Junho de 2007

"A Linda Leonardo" - por Daniel Gouveia

A Linda Leonardo surpreende e encanta. Quem vê aquele rosto tranquilo, bonito; aqueles olhos verdes emoldurados por uns cabelos loiros, mais associados à suavidade nórdica do que à efervescência latina; quem ouve aquela voz suave conversando, não suspeita a força interior que transvasa quando ela canta. Aí, irrompe uma garra fadista, uma entrega interpretativa que arrebata e faz um inesperado contraste com a doçura a que, antes, nos tinha habituado.
Outro contraste é a sua contenção, a sua discreta compostura, o seu voluntário não-protagonismo, com a sua vibrante sensibilidade, generosidade de coração e abertura de alma a quem considera verdadeiramente amigo.
Talvez esse não-protagonismo lhe tenha limitado o merecido reconhecimento público como artista. Pois, quando canta, não é só a limpidez quente da voz, a expressão concentrada, a postura sóbria, conferindo às palavras todo o relevo que o poeta lhes quis dar. É o que a Linda lhes acrescenta com a sua inspiração de intérprete. São as variações melódicas, as «voltinhas» muito dela, sem imitar ninguém, não se vislumbrando escola ou fonte inspiradora de nenhuma fadista anterior, porque a fonte é o seu próprio coração.
Somos constantemente surpreendidos a cada interpretação sua, pois não há duas iguais. Mantém-nos numa agradável e constante expectativa, pois nunca podemos prever o que vai sair da sua garganta. E saem sempre coisas novas, que refrescam letra e música, para regalo dos nossos ouvidos, como só os grandes estilistas do Fado conseguem.
Esta sensibilidade artística é completa, na medida em que, a toda esta envergadura de intérprete, alia a capacidade de escrever e compor excelentes letras e músicas, agora só para Fado, mas, em tempos mais recuados, aplicada a outros géneros poético-musicais que também cultivou cantando.
Tive a felicidade de a Linda Leonardo ter escolhido uma música minha para o seu CD «Mistério de Fado». Nela incorporou sabiamente, carinhosamente, uma belíssima letra de Tiago Torres da Silva, como são todas as deste poeta. Essa música já tinha duas interpretações anteriores, por fadistas diferentes, com outras letras. Pois, quando ouvi «Na Boca de Toda a Gente», nem parecia a mesma música! Arranjada pelo bom gosto de Marino de Freitas, servida pelo talento de músicos como José Manuel Neto, Diogo Clemente e o próprio Marino, a interpretação da Linda alagou-me os olhos. A correcção da interpretação, a ênfase dada a cada verso, a adequação perfeita de cada inflexão musical ao conteúdo do texto fizeram-me sentir orgulhoso de uma fadista assim me ter escolhido, e de uma amiga assim me ter dado o que chamei, em telefonema meio engasgado por um súbito aperto na garganta, a minha prenda antecipada do Natal de 2006.
Daniel Gouveia
Página pessoal:
http://danielgouveia.planetaclix.pt
sinto-me:
música: Tema 1 do Cd: Na boca de toda a gente- Fado Daniel

publicado por lindaleonardo às 23:08
link do post | comentar | favorito

*Mais sobre mim

*pesquisar

 

*Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


*Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

*posts recentes

* Tema 14: Sono dos Anjos

* par Nadia Khouri-Dagherpa...

* "A Linda Leonardo" - por ...

* «Mistério de Fado»

*tags

* todas as tags

*links